A linha de alimentos para répteis terrestres da Poytara, hoje, conta com apenas um alimento, criado com base no conceito de exigências nutricionais de quelônios e lagartos.

O nosso alimento para Jabutis foi o primeiro a ser desenvolvido, porque, por mais que a criação desta espécie, no Brasil, que ocorre principalmente em cidades interioranas, já se encontre bem consolidada, ainda adota um manejo alimentar inadequado.

O mercado de lagartos, como teiús e iguanas, ainda é emergente e não tem diretrizes comerciais totalmente estabelecidas pelos órgãos competentes. Começou a surgir com mais força no mundo todo a partir da década de 70, mas ainda é carente em alimentos específicos, especialmente no Brasil.

Assim, apresentamos esta linha como uma solução para alimentação balanceada de dois segmentos pet do Brasil, mas o lançamento dos produtos destinados aos lagartos e afins está condicionada à definição mais clara, pelos órgãos competentes, das espécies que realmente poderão ser criadas.

Como nas demais linhas da Poytara, respeitou-se a premissa de utilizar os melhores ingredientes e matérias primas, a fim de favorecer melhora nos índices de digestibilidade.

Poytara Jabuti é formulada para alimentar animais com alta exigência em carboidratos, fibras e material mineral.

Desenvolvida com respeito ao metabolismo destes animais, que digerem o conteúdo celular (carboidratos solúveis, proteínas, lipídios) pelas enzimas endógenas no intestino delgado, enquanto a parede celular (celulose, hemicelulose, lignina) é digerida pela microflora simbiótica do intestino grosso para adequar a proporção dos macroingredientes utilizados na dieta. E, para tentarmos aproximar a nossa dieta daquela encontrada por tartarugas herbívoras na natureza, utilizamos uma grande variedade de ingredientes, já que, em vida livre, estes animais se utilizam de uma grande diversidade de fontes alimentares e, curiosamente, graças a isso, ao variar o consumo diário de alimento e a taxa de passagem gástrica, conseguem obter maior eficiência no aproveitamento dos nutrientes.

Como em todas as linhas da Poytara, este alimento interage com os demais alimentos indicados para Quelônios e poderá ser utilizado, de acordo com a recomendação dos médicos veterinários, biólogos e zootecnistas, para quelônios que estejam recebendo dieta excessiva em proteína e com baixo teor de fibras. Também poderá ser complementado com outros de nossos alimentos destinados para quelônios, de acordo com a análise de dois fatores principais: se o animal ainda está em fase de crescimento ou se já está em fase de manutenção e precisa ter uma dieta mais proteica, energética. Que seus animais desfrutem de toda a nutrição oferecida pela categoria Répteis Terrestres da Poytara!