Os kinguios foram os primeiros peixes considerados "ornamentais". A criação desses magníficos animais começou na China, durante a dinastia Song (1127-1279) e, ao longo desse tempo, difundiu-se pelo mundo, enquanto se desenvolveram diversas novas linhagens desta espécie.

Sem sombra de dúvida esta é a espécie de peixe ornamental mais popular do mundo, e supera até mesmo o galã de cinema Nemo. Seu nome cientifico é Carassius auratus. Quanto ao nome popular, a espécie possui vários, mas sem dúvida o mais usual é Goldfish.

Sua popularização ocorreu em função da sua coloração dourada, que chama a atenção de adultos e crianças, e desperta neles o interesse pelo aquarismo e, em seguida, de seus outros atributos positivos, como o temperamento dócil e a relativa rusticidade, pois consegue sobreviver em aquários pequenos, sem muitas “parafernálias”, por até 10 anos, aproximadamente, e por até 30 anos, aproximadamente, em lagos, com grande tolerância às variações de parâmetros e oscilações de temperatura de água.

Hoje, como encontramos, nos aquários, kinguios de todos os tamanhos e de várias linhagens diferentes, se considerarmos que esses peixinhos passam por muitas fases estressantes, seja nas fazendas de criação, no transporte a que são submetidos quando comprados ou, ainda, em decorrência das mudanças de temperatura ou de qualquer outro parâmetro de água nos aquários, reconheceremos a necessidade de oferta de alimentos que atendam às necessidades nutricionais desses peixes em cada uma dessas fases ou período.

E como o que mais chama a atenção nos Kinguios é o fascínio de suas cores, também necessitamos de um alimento que as estimule e intensifique.

Assim, a linha de alimentos destinados aos kinguios é composta por dois produtos, análogos à linha destinada às carpas, com o diferencial de que Poytara Kinguio Bem estar pode ser utilizado para alimentar as Koi na fase de crescimento, devido à granulometria das partículas deste alimento e de seu teor nutricional.

Um grande diferencial da Categoria Kinguio são os ingredientes utilizados em sua formulação, todos baseados nos níveis de inclusão recomendados pela literatura e nos índices de digestibilidade, com destaque para o centeio, a fécula de mandioca, a spirulina, a páprica e o hibiscus, e outros ingredientes imunoestimulantes, como o alho.

Quanto aos níveis de garantia, estes alimentos possuem um excelente perfil de aminoácido ajustado a peixes adultos. O teor de extrato etéreo, por sua vez, favorece que tenham uma excelente relação proteína:energia. Isto promove a performance ideal com o mínimo de consumo de alimento e digestibilidade máxima, o que contribui para a manutenção dos parâmetros ideais de água.

Quanto aos micronutrientes, foram adicionados a partir de resultados de experimentos de dose resposta, com destaque para os níveis de inclusão de vitamina C e E, que foram adicionados em função de respostas fisiológicas e de desempenho zootécnico.

Então, é com satisfação que a Poytara apresenta a Categoria de alimentos para Kinguios, e espera que você aproveite todas as potencialidades que os produtos podem despertar em seus peixes, desde a intensificação da coloração até o fortalecimento do sistema imunológico, observadas a estimulação de funções promotoras de crescimento e as propriedades que garantem a manutenção dos parâmetros de qualidade de água!