O grupo familiar que a constituiu é originário do interior do estado de São Paulo, com formação predominantemente em área rural e em meio a muitos animais. A piscicultura de ornamentais era uma das bases empreendedoras da família do grupo dirigente da Poytara, que por isto já nasceu e cresceu em contato com aquários e viveiros de peixes ornamentais, bem como em meio à grande variedade de pássaros nativos e exóticos, outra das muitas atividades de manutenção e reprodução de espécies animais desenvolvidas por este núcleo.

Este carinho pelos animais e o contato com a natureza traçaram o caminho da família, e gradativamente profissionalizou-se a atividade que outrora havia sido recreação.

A partir de então o grupo iniciou trabalhos intensivos na reprodução e comercialização de peixes ornamentais e desenvolveu uma estrutura a partir da iniciativa do diretor da empresa, que em 1996 investiu profissionalmente seu tempo e recursos financeiros nestas atividades, incentivado pela trajetória familiar e pela facilidade de implantação do sistema dentro da propriedade rural familiar. Em pouco tempo havia se constituído uma belíssima estrutura de distribuição de peixes ornamentais, que atendia às lojas do Estado de São Paulo. A partir daí intensificou-se a atividade reprodutiva das espécies ornamentais e surgiu a necessidade de um alimento que resultasse em maior taxa de fertilidade, vitalidade, taxa de conversão dos animais e que lhes acentuasse a coloração, o brilho, a vivacidade.

O grupo inicial, neste momento, já contava com apoio técnico especializado e, com base nas pesquisas científicas, nos experimentos científicos e também nos experimentos que foram realizados no empreendimento familiar, foram desenvolvidas as formulações que traziam em si os requisitos ao atendimento das necessidades nutricionais das espécies reproduzidas e das espécies comercializadas - tanto as importadas quanto as nativas, ou mesmo as reproduzidas por parceiros que exerciam a mesma atividade. Os alimentos produzidos apresentaram excelente resultado e rapidamente propagou-se a notícia. Diante disto, as sugestões de um lançamento comercial dos produtos foram frequentes e o grupo aderiu à ideia. Em 2005 houve o lançamento comercial da Poytara, na Pet South America. Em 2008 novos parceiros somaram-se aos resultados do grupo inicial e a Poytara foi ampliada. Desde então as ampliações e os aprimoramentos tornaram-se uma constante e visam à excelência sempre!