Em aquarismo de jumbos é o que logo pensamos quando falamos em carnívoros. E ter um carnívoro jumbo realmente é algo muito especial, e um show a parte é vê-los se alimentando. Outro ponto que fascina os aquaristas é o comportamento amistoso desses animais, que nos permitem alimentá-los na boca, fazer carinho em seus dorsos, entre outras gracinhas.

Assim, apresentamos a categoria de alimentos para Carnívoros da Poytara, desenvolvida para atender à exigência nutricional das mais variadas espécies de carnívoros, seja em fase de crescimento ou de peixes já adultos, considerada a média das exigências de peixes de superfície e de fundo para resultar em dois alimentos distintos, ambos com excelentes níveis de garantia.

Nosso alimento para peixes de superfície foi inspirado principalmente em peixes americanos, que são os campeões na escolha dos aficionados por esse tipo de aquarismo como: pirarucus, aruanãs, jacundás, tucunarés, além de cachorras, piranhas e ciclídeos de meia água. Para o nosso alimento destinado a carnívoros de fundo, as exigências consideradas foram as de peixes como: pirarara, pirarucu, pintados, surubins, trairas, tigritos, jaús, cacharas, cachapira e até mesmo arraias, com base no perfil nutricional de sua dieta na natureza.

A grande diferença nos dois alimentos, fora as propriedades nutricionais relacionadas com as particularidades dos peixes de superfície e os de fundo (diversidade alimentar), é a flutuabilidade do grânulo, ou não.

Para o alimento de carnívoros de superfície e meia água, os grânulos produzidos apresentam uma flutuabilidade de 100% e simulam pequenas presas nadando no sentindo do fluxo de água como um cardume de peixes pequenos. A granulometria deste produto é adequada para que os peixes carnívoros capturem o grânulo sem que ele esfarele, o que otimiza o aproveitamento da dieta e contribui para a manutenção dos parâmetros de água do sistema.

Já o alimento destinado a peixes de fundo apresenta alta densidade e percentual máximo de afundamento, de 100%, que favorece a rápida descida do produto ao substrato, para que apenas os peixes de fundo os consumam. Estes grânulos, por sua vez, apresentam granulometria ajustada para que peixes de diferentes tamanhos possam consumi-los sem desperdícios, como se fossem pequenos animais bentônicos, sobretudo invertebrados, que fazem parte da dieta da maioria dos carnívoros de fundo.

Estes produtos foram inspirados em diversas pesquisas publicadas nas revistas científicas mais conceituadas. Para o desenvolvimento, foram consideradas informações de desempenho zootécnico e particularidades biológicas das diferentes espécies, relacionadas não só com a alimentação, mas também com comportamento animal.

Em relação à nutrição, esta linha segue na vanguarda do mercado de alimentos para peixes ornamentais, elaborada a partir de conceitos pouco aplicados e muitos em desenvolvimento. Consideramos o metabolismo e a predisposição das espécies para digerir um determinado alimento, utilizamos imunoestimulantes e nutrientes que melhoram o desempenho dos peixes.

Assim, consideradas as demandas do mercado e identificadas as necessidades biológicas das espécies utilizadas no aquarismo de Jumbos, apresentamos nossos alimentos destinados a suprir às necessidades de carnívoros ornamentais, de fundo ou de superfície.

Garantimos que os produtos e manejos recomendados para os nossos alimentos foram elaborados e validados com excepcional rigor. Para isso utilizamos várias ferramentas e avaliamos o desempenho zootécnico dos peixes e seu grau de bem estar, a fim de propiciarmos longevidade e qualidade de vida aos nossos amigos. Fiquem à vontade para se aprofundar neste tema, conhecer detalhadamente os produtos da nossa Categoria Carnívoros com todos os seus diferenciais e apreciar o bem estar que ela proporcionará aos seus Jumbos!