Esta linha de produtos da Poytara teve seu processo de desenvolvimento iniciado em 2004, a partir da demanda de um criador do Sul do Brasil. É 100% composta por alimentos extrusados, pois inclusive nossas farinhadas e papas passam por esse processo e, depois da extrusão, passam por micronização. Atualmente composta por 15 produtos, a Linha Aves foi ampliada e aprimorada ao longo desses anos, e já há muitos outros itens em fase de finalização, para lançamento em breve. Aguarde as novidades!

O maior motivador da Poytara no desenvolvimento desta linha é a meta traçada pela empresa - nutrição animal adequada e, para alcançá-la, a busca de soluções sustentáveis para a criação dos animais de estimação.

O grande desafio no desenvolvimento dos produtos da Linha Aves é utilizar somente extrusados, papas e farinhadas, em um meio cultural que ainda não assimilou completamente os conceitos de nutrição adequada e favorece que o animal tenha aquilo que indica preferir como alimento. Por isso o mercado exige, muitas vezes, alguns produtos a base de sementes, e como as aves são animais muito inteligentes e exigentes com a alimentação, na medida em que selecionam o que preferem comer, tendem a desbalancear facilmente essa dieta por vários motivos - seja pela resistência à semente, que neste caso foi inserida no balanceamento do produto, ou preferência por ela e recusa dos outros componentes, seja pela palatabilidade, ou pela coloração, entre outras variáveis. E diante disso tudo, e como nosso foco é a nutrição e o bem estar dos animais, optamos por contrariar alguns passarinhos e passarinheiros teimosos.

Dividimos nossa linha em categorias de alimentos, entre as quais destacamos as específicas para psitacídeos e passeriformes, visto que são duas vertentes importantes nas quais pautamos nosso trabalho.

A primeira é o cuidado com o nível energético dos alimentos para psitacídeos e o nível de suplementação com vitaminas, principalmente as lipossolúveis, pois uma dieta desbalanceada pode resultar em problemas relacionados a colesterol alto e obesidade mórbida, além de algumas doenças relacionadas ao estresse, como a síndrome do arrancamento de penas.

Para o desenvolvimento de nossos produtos elaborados para passeriformes, pautamo-nos em conciliar as informações sobre as exigências nutricionais encontradas na literatura, que são escassas, com os trabalhos sobre o comportamento desses animais na natureza e, assim, procuramos utilizar ingredientes que apresentem composição nutricional similar, porém aprimorada e, conjuntamente, criamos características em nossos produtos que estimulam as aves a adotar, em cativeiro, o comportamento mais natural possível, aquele que apresentam em vida livre.

Como também formulamos alimentos para outras ordens de aves, atentamo-nos igualmente a outros pormenores, principalmente relacionados aos micronutrientes em geral, muitas vezes por meio de experimentos inéditos, mas sempre nos baseando nas publicações científicas. Como exemplo, podemos citar o nível de ferro em nosso alimento para Piciformes, que foi elaborado para evitar hemocromatose ou cirrose alimentar, comum em tucanos.

E como as necessidades das aves são muitas e elas apresentam um comportamento alimentar bastante complexo, e variável de acordo com sua fase de vida, com a estação do ano, período reprodutivo entre outros, temos a nossa linha de alimentos complementares, compostos por papinhas, farinhadas e alimentos generalistas, seja para crescimento ou para reprodução.

Mas não é só isso - também estamos desenvolvendo nossa linha bem estar para aves e apresentaremos, gradualmente, muitas soluções aos aficionados por aves ornamentais, seja de qual for a espécie.

Acompanhe a Poytara e fique por dentro das informações sobre nossos produtos e nossos diferenciais. Seja você criador, que utiliza nossos produtos comercializados na apresentação profissional, desenvolvida em bags com tripla camada de proteção, ou hobista, que utiliza nossa linha econômica, destinada a quem possui poucos animais e demanda menor por alimentos, mas não abre mão de oferecer ao seu amigo de estimação uma dieta balanceada, formulada a partir de suas reais necessidades.